14/08/2017 às 15:33 - Atualizado em 12/09/2017 às 10:40

Reforma Trabalhista é discutida no 3° Jantar de Negócios

O impacto da reforma trabalhista no comércio foi o principal assunto discutido na terceira edição do Jantar de Negócios. O evento, promovido pelo Sindicato do Comércio Varejista de Palmeira dos Índios (Sindicato Palmeira), foi realizado no clube da AABB, na última quinta-feira (10), e contou com a presença do presidente da Fecomércio, Wilton Malta.

O consultor jurídico do Sindilojas, Marcelo Lima, fez uma explanação sobre as mudanças na legislação trabalhista, causadas pela nova reforma. “Para os trechos que preveem acordo ou convenção coletiva, as regras podem mudar apenas na próxima data-base de cada categoria”. A reforma prevê que 15 itens só possam ser negociados por meio do sindicato, entre eles, o intervalo para almoço, enquadramento do grau de insalubridade e a participação nos lucros e resultados’’, pontuou.

Segundo o texto da reforma trabalhista, as férias podem ser parceladas em até três períodos, desde que um deles não seja inferior a 14 dias corridos e que os demais não sejam de menos de cinco dias, cada. Já o intervalo para almoço pode ser negociado pelos sindicatos, desde que seja de no mínimo 30 minutos. Após a apresentação, os empresários presentes esclareceram suas dúvidas com o consultor.  

O presidente do Sindilojas, Gilton Lima, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância do encontro. “O Jantar de Negócios é uma iniciativa que fortalece o relacionamento da gestão com os associados e toda a cidade, além de proporcionar um momento para um bate papo sobre assuntos de interesses empresariais. Dessa vez, estamos discutindo o que muda na relação de empregado e nas regras da convenção coletiva”, afirmou. 

Participaram também do jantar o gerente da Unidade Senac Arapiraca, Carlos Pessoa; a diretora de Educação Profissional do Senac, Cícera Paiva; o gerente a Unidade Sesc Arapiraca, Luís Adolfo Neto; o representante do Rotary Club, Emilio Silva; o coordenador do curso de Administração da Faculdade Cesmac Sertão, Antônio Fernandes e José Cícero, representando os taxistas.

 

Ação Social

Na oportunidade, o Sindilojas realizou a entrega dos materiais arrecadados durante a Campanha do Agasalho e do Cobertor que contou com a participação de 19 empresas e uma escola. As 500 peças arrecadadas foram entregues para Willames Santos, representando a comunidade Divina Misericórdia, e Luciene Maria, do Lar da Criança.  

Luciene agradeceu o Sindilojas pelas doações. “Esses projetos sociais ajudam muito a nossa instituição. Agradeço ao Sindilojas e os empresários que dispuseram seus estabelecimentos para pontos de coletas. E a população que contribuiu com as doações”, destacou.

Problemas com a imagem
Problemas com a imagem

Sobre o Sindicato

Sindicato do Comércio Varejista de Palmeira dos Índios